segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Dicas de Filmes - Carros


Sinopse

A ação de Carros se desenrola em um mundo no qual os veículos - e em especial os carros - são a única forma de vida, ou ao menos a mais importante. O personagem principal, Relâmpago McQueen, é um carro de corrida.

O filme se inicia com a disputa da Copa Pistão. McQueen chega à última etapa empatado em número de pontos com O Rei, veterano das corridas, e com Chick Hicks, um carro que usa de estratégias escusas para alcançar melhores posições. Há uma grande expectativa em torno de McQueen, pois ele é estreante naquele ano, e nunca um estreante conquistara a Copa.

De temperamento difícil, McQueen trocou de chefe de equipe três vezes durante a temporada, e chega à ultima corrida contando apenas com os mecânicos, os quais trata com arrogância e desprezo. A corrida termina com um surpreendente e eletrizante triplo empate, com os três candidatos ao título cruzando a linha de chegada juntos.

A organização da Copa resolve, assim, marcar uma nova corrida dali a uma semana, na Califórnia, apenas com os três carros. McQueen sabe que O Rei irá se aposentar naquele ano, e ele almeja sua vaga na equipe Dinoco, a que conta com melhor estrutura na Copa Pistão. Desta forma, ele convence o caminhão que o transportará até o local, Mack, a viajar dia e noite seguidos, a fim de se preparar melhor.

Mesmo relutante, Mack concorda, e eles partem. Durante o trajeto, entretanto, McQueen acaba saindo acidentalmente do caminhão em um momento em que Mack cochila. Perdido, McQueen acaba tomando, sem saber, a famosa Rota 66, rodovia que perdeu o charme e o movimento de veículos quando a nova Rodovia Interestadual foi inaugurada.

McQueen acaba por chegar a Radiator Springs, pequena cidade esquecida à margem da Rota 66. E acaba preso por excesso de velocidade e por destruir a principal via de Radiator. Colocado em julgamento, é condenado à prestação de serviços comunitários: restaurar a pista por si destruída. Era tudo o que ele menos desejava, pois a reconstrução da pista consumirá os dias que ele pretendia utilizar preparando-se para a corrida e negociando com a Dinoco.

A partir daí, McQueen passa a conviver com os habitantes de Radiator Springs e, com o tempo, muda suas convicções a respeito do que importa na vida. De revoltado e rancoroso passa a resignado e gentil; de concentrado apenas na vitória e no sucesso, passa a atencioso e compreensivo, e é com esse espírito que disputa a corrida final da Copa Pistão.

Valores presentes no filme

Humildade - Creio que é este o principal valor trabalhado pelo filme. O McQueen do início é individualista e orgulhoso, deplora seus patrocinadores e auxiliares. Quando é preso em Radiator Springs, trata os habitantes locais como simplórios e desprovidos de inteligência.

Tal postura acaba por afastar as pessoas de si. É emblemática uma conversa mantida por McQueen com Harv, seu empresário, no início da viagem até a Califórnia. Harv informa que tem 20 ingressos para a última prova, destinados aos amigos de McQueen. Solicitado a nomear os felizardos, McQueen hesita e acaba não nomeando ninguém - porque não tem amigos.

O filme mostra a mudança de McQueen, que passa a valorizar mais o relacionamento com os semelhantes em detrimento das conquistas e da glória.

Solidariedade - O aprendizado que McQueen realiza o torna uma pessoa (vá lá, um carro) mais sensível aos problemas alheios. No final da corrida que decidirá o título, ele vê pelos telões do autódromo que Chick tirou O Rei da pista com uma manobra desleal, ocasionando a este um grave acidente.

McQueen freia abruptamente a poucos metros da linha de chegada, e retorna para auxiliar O Rei. Encosta seu pára-choque no do rival e o empurra até a linha de chegada. Ele, assim, abre mão do título para poder auxiliar alguém.

Nenhum comentário: